Movimento Maio Amarelo - Campanha de conscientização no trânsito

São 3 mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas, sendo a 9ª maior causa de mortes no mundo.

O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, com o objetivo de colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Estimulando a participação da população, empresas, governos e entidades.

Este ano, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) trouxe, para a 8ª edição da campanha, o tema: “Respeito e responsabilidade: Pratique no trânsito”. Como forma de reflexão sobre uma atitude que tem faltado nos últimos tempos: o respeito.

São 3 mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas, sendo a 9ª maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Os acidentes de trânsito e os traumas causados por eles constituem um grave problema social e de saúde pública em todo o mundo, atingindo principalmente os adultos em faixa etária produtiva de vida. Além da morte, esses eventos podem causar nos acidentados comprometimentos na mobilidade, na vida ocupacional, nas relações sociais, na saúde física e mental e outras implicações para as vítimas e seus familiares.

Para reduzir esses números alarmantes, a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, mantendo a meta de reduzir as mortes e lesões no trânsito em pelo menos 50% no mundo inteiro, por meio de planos nacionais, regionais e mundial.

Sobre o movimento:

Por que maio?
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Por que amarelo?
O amarelo simboliza atenção e a sinalização e advertência no trânsito.

plugins premium WordPress
Scroll to Top
Scroll to Top

Dr. Marcelo da Cunha
Andrade Filho

CRM-PE: 18.123

• Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT;

• Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coluna – SBC;

• Coordenador do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife – IOT;

• Coordenador de Ortopedia do Hospital Santa Efigênia (Caruaru-PE);

• Especialista em dor pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP;

• Preceptor e Cirurgião de Coluna do Hospital Otávio de Freitas.